A internacionalização de empresas ocorre quando organizações iniciam sua atuação em outros países, podendo ocorrer de diferentes formas que vão desde a exportação de produtos ou serviços para países fronteiriços, até a abertura de uma própria unidade no exterior.
O projeto de internacionalização de empresas envolve muitos fatores, por isso deve ser planejado, pois a atuação empresarial no exterior implica na submissão da empresa a um novo ordenamento jurídico, além da integração em nova cultura e direcionamento a outro público alvo.
A exploração empresária em outro país exige, sobretudo, o auxílio de profissional que identifique demandas deficitárias no mercado, que podem garantir o sucesso ou o insucesso da operação. Contudo, não é imprescindível para a exploração no exterior, que a empresa tenha exaurido sua ampliação no mercado nacional. Isso, porque, a internacionalização permite o exercício da atividade em contexto econômico, político e social, distinto daquele já explorado.
Neste sentido, a internacionalização deve ser embasada no pilar estratégico, logístico, no cumprimento dos requisitos técnicos envolvendo registros, impostos, licenças de cada ramo de atuação, na legislação estrangeira e na comercialização de produtos ou serviços.
Pesquisa realizada em junho de 2017 pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, da qual participaram 229 empresas brasileiras, demonstrou que o continente americano é o preferido, sendo os Estados Unidos, Colômbia, México e Argentina os países que ocupam os primeiros lugares na internacionalização. No caso das empresas brasileiras, a incidência de serviços internacionalizados concentra-se no suporte para vendas que saem do Brasil, envio de produtos montados desmontados, filiais para atender os clientes de outros países, dentre outras demandas. As companhias brasileiras têm demonstrado cada vez mais interesse pelas franquias, expandindo-as também.
Neste processo, a assessoria jurídica propõe a blindagem da empresa para mitigar os riscos que podem impactar ou, até mesmo, inviabilizar por completo a exploração do mercado estrangeiro.
Mas será que esse processo funcionará para empresa de qualquer porte? Não há como traçar um perfil que seja o mais adequado para a expansão de mercado. A chave do processo, além do planejamento, é a oferta de um produto ou serviço com características exclusivas.
O plano de internacionalização aproxima o sucesso dessa operação para empresa de qualquer porte. Na mesma medida, a proposta para empresas menores, possibilita a consolidação da marca no exterior, muitas vezes mais solidamente do que no mercado nacional. Por outro lado, as empresas de grande porte com estrutura administrativa, financeira e jurídica mais robusta, contam com maior segurança para se internacionalizarem.
De modo geral, para um processo de internacionalização de sucesso é essencial que a empresa esteja acompanhando o desenvolvimento de outros mercados, bem como que esteja bem estruturada e financeiramente saudável, se não for o caso, é mandatório procurar um profissional que auxilie nessa organização empresarial, para que a internacionalização se torne viável futuramente!
Considerado um dos escritórios de advocacia mais admirados do interior de São Paulo por 4 anos consecutivos.